fbpx

Tratamento conservador da Insuficiência Venosa


Antes de indicar por tratamento cirúrgico ou não-cirúrgico para as varizes e outras doenças venosas, o médico pode recomendar um tratamento conservador para o paciente. Essa opção pode aliviar a sensação de queimação, coceira e desconforto provocado pelas varizes.

O tratamento conservador requer mudanças mínimas no estilo de vida e podem aliviar os sintomas sem a necessidade de um procedimento médico.

 

Técnicas comuns são:

  • Meias e dispositivos de compressão
  • Elevação periódica das pernas ao longo do dia
  • Medicação anti-inflamatória
  • Medicações flebotônicas

É comum que mais de um tratamento conservador seja  utilizado na tentativa de tratar os sintomas do paciente.

 

Compressão

 

Muitos especialistas consideram que as meias de compressão elástica são um dos mais importantes avanços no tratamento da doença venosa. Essas meias são eficazes quando usadas durante o tratamento, em terapias de longo prazo após o tratamento e como medidas de prevenção. Embora as meias não pretendam curar a doença subjacente, elas são eficazes no tratamento dos sintomas. Desenhadas para prevenir a estase venosa nas pernas, as meias elásticas usam a compressão graduada, que é maior no tornozelo e menor na coxa, para melhorar a circulação de maneira geral.

Há muitos modelos diferentes de meias e dispositivos de compressão novos, além de estruturas que facilitam seu vestir.

 

Medicação anti-inflamatória

 

As medicações anti-inflamatórias podem tratar a dor e a inflamação em conjunto com as meias de compressão. Pode ser necessário que o paciente se deite e eleve as pernas por um curto período várias vezes ao dia para reduzir a pressão nas pernas e auxiliar o retorno venoso.

 

Flebotônicos

 

Flebotônicos são medicações que agem auxiliando no alívio dos sintomas da insuficiência venosa e há vários disponíveis no mercado. Seu uso deve sempre seguir a orientação médica.

 

Opções não-cirúrgicas

 

Quando as varizes não podem ser tratadas apenas com medidas conservadoras, procedimentos não-cirúrgicos podem ser utilizados. Esses procedimentos oferecem uma maneira segura, rápida e praticamente indolor de reduzir ou eliminar essas veias.

São opções desses tratamentos a escleroterapia, espuma e laser transdérmico.